quinta-feira, 30 de maio de 2013

Receber sem trabalhar

Durante anos tenho ouvido dizer que a UE pagou aos agricultores para deixarem de produzir.
No entanto não foi bem assim.
Pelos vistos os fundos da UE destinavam-se á modernizaçao e reestruturação da agricultura nomeadamente para cultivo de novos produtos.
Infelizmente muitos destes agricultores acabaram por não investir no sector acabando por ficar com os fundos para outros gastos pessoais (na minha vila foram Land Rovers e afins...).
A falta, ou escassa fiscalização sobre como esses fundos estavam a ser utilizados permitia que alguns dos agricultores se dessem ao luxo de só remexerem a terra sem cultivar nada quando ouviam dizer que uma destas fiscalizações estava em curso no caso de os fiscais irem ao campo o que não acontecia tão frequentamente como devia.
No caso do sector das pescas algo parecido se passou quando surgiram fundos comunitários para destruição e aquisição de novos barcos, pois grande parte dos pescadores acabou por optar ficar com o dinheiro a adquirir nova embarcação.
Dir-me-ão que não compensava usar o dinheiro nesta modernização pois uma grande fatia deste acabaria por ficar nas instituições governamentais através de taxas e impostos (até acredito que o mesmo se tenha passado na agricultura), mas a verdade é que esse dinheiro acabou por não ser utilizado para fim a que se destinava.
Até consigo imaginar as risadas que estas pessoas deram na altura, pavaneando-se pelo sua esperteza enquanto o país diminuia a sua produçao drasticamente.
É esta gula, esta ganância por bens materiais sem mostrar interesse em realmente trabalhar para os conseguir, juntamente com uma péssima gerência política que deixou o país no estado em que está hoje.
Pois não se queixem agora...trabalhem, só assim a situação mudará.

Sem comentários:

Enviar um comentário